em investigação

Suspeito de ameaçar a comunidade escolar da URI Santiago é detido e internado em hospital

Thays Ceretta

Foto: Daniel Parnov (arquivo pessoal)
Carros da BM e Polícia Civil estariam da escola da URI nesta manhã

ATUALIZADA às 16h30min do dia 28 de março de 2019

A Polícia Civil de Santiago reforçou o policiamento nas imediações da Escola de Educação Básica da URI Santiago (no Centro) e no campus da faculdade da instituição (a 3 quilômetros da área central) após ter recebido denúncias de ameaças contra professores e alunos. 

Uma das ocorrências registradas na delegacia se refere a um universitário que teria ameaçado uma professora durante a aula, na noite de quarta-feira, por causa de um trabalho que não teria sido entregue no prazo estipulado. De acordo com uma das colegas da turma, o estudante teria ficado revoltado e teria dito: "nada que um 38 não resolva".

A professora continuou a aula com a sala trancada e, após o término, fez o registro do fato na delegacia. 

O outro caso envolve um ex-servidor da Escola da URI que teria sido demitido em 2015 e, desde então, faz ameças constantes à comunidade escolar e a moradores da cidade em suas redes sociais. Algumas das postagens são feitas com imagens de moradores da cidade e outras têm cunho sexual. O homem, que foi detido pela polícia em sua casa na manhã desta quarta-feira, teria problemas mentais em função de um acidente. 

Conforme o delegado Guilherme Milan Antunes, os dois assuntos estão causando pânico entre os moradores na cidade. Na manhã de hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do suspeito, onde foram apreendidos notebooks, celulares, pendrive e documentos. Ele foi detido e ouvido pela delegada Debora Poltosi. Após o depoimento, ele foi submetido a uma avaliação psiquiátrica e psicológica e, em seguida, internado no Hospital de Caridade de Santiago.

O inquérito que investiga as ameaças à comunidade escolar da URI e população de Santiago está em fase de conclusão.

No vídeo abaixo, o momento em que ele é detido em casa. 


Conforme o delegado, não serão repassados detalhes de como está sendo feito o reforço no policiamento nas escolas e na faculdade para não colocar a população em risco e não gerar mais pânico.

O QUE DIZ A URI
Por volta das 10h30min, a direção da URI Santiago divulgou uma nota oficial sobre o caso e, no final da manhã, a diretora geral da URI, Michele Noal Beltrão, fez um pronunciamento, transmitido ao vivo pelo Facebook da instituição. Veja abaixo:

ENTREVISTA AO VIVO

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhonete é levada da frente da casa do proprietário em Rosário do Sul Anterior

Caminhonete é levada da frente da casa do proprietário em Rosário do Sul

Criminosos arrombam agência bancária em Paraíso do Sul Próximo

Criminosos arrombam agência bancária em Paraíso do Sul

Polícia/Segurança